Empreendedorismo Feminino

Descubra a importância de conhecer o seu cliente.

CLIENTE

Você deseja um negócio próspero? Se a sua resposta foi sim, então foque em conhecer o seu cliente.

Quem é o seu cliente?

Se você não tem essa resposta de forma precisa, leia o texto e descubra como você pode melhorar as suas vendas conhecendo melhor o seu cliente.

Para se ter um negócio sustentável é muito importante construir um posicionamento e conhecer seu cliente. Quando eu falo em conhecer o seu cliente eu estou falando sobre saber com quem você está se comunicando. Qual a representação do seu cliente? Quem é o seu cliente? Qual o “nome” que você dá para ele?

Todos sabemos que é humanamente impossível atender todas as pessoas de São Paulo, por exemplo, e mesmo que fosse possível, pessoas são diferentes, com valores, necessidades, desejos e condições diferentes, estou certa? Sendo assim, também é impossível que o seu produto/serviço agrade a todos, ou seja, o seu produto ou serviço foi desenvolvido para atender um público x certo? E quem é esse público? Para definir seu publico é preciso estudar alguns dados, como os dados demográficos, por exemplo. Para conhecer seu cliente é preciso mais que isso, é preciso estudar e pesquisar sobre os sentimentos, pensamentos e comportamentos dele.

Quando você define quem é o seu cliente e passa a conhecê-lo, você aumenta as chances de se comunicar com ele de forma muito mais assertiva.

Não conhecer o seu cliente significa demandar esforço, energia e dinheiro com pessoas que talvez não estejam interessadas no seu produto/serviço, não por ele – produto – ser ruim, mas pelo fato de não estar alinhado com as necessidades, desejos, condições e valores daquelas pessoas.

No empreendedorismo essa ocupação  (definir e conhecer o seu cliente) é essencial para gerar melhores resultados. Pessoas não compram apenas roupas, elas compram o que a roupa pode lhes proporcionar com base nos seus valores, por exemplo. Você concorda que se pessoas comprassem apenas roupas elas comprariam qualquer uma? Não teríamos variedades de estilo, qualidade e valor?

De modo geral as pessoas compram por dois motivos, necessidade ou desejo. Dentro do seu mercado de atuação existem milhares de pessoas, essas pessoas formam grupos que sofrem de necessidades ou possuem desejos diferentes e necessitam de soluções específicas. Você só consegue conhecer essa dor ou esses desejos e criar soluções que resolvam esse problema ou supram esse desejo se você souber quem é o seu cliente. Trata-se de um processo muito importante no ato da venda: Primeiro conhecer o seu cliente, depois a dor ou desejo dele e por último trabalhar as soluções que resolverão essa necessidade ou que suprirão esse desejo – o seu produto ou serviço – quanto mais você conhece o seu cliente, mais demanda você pode gerar.

Se você ainda não definiu a sua Persona (cliente) destine algum tempo no seu planejamento para esse exercício e comece a se comunicar de forma personalizada e assertiva com seu público.

Leia também Como Conquistar Mais Clientes para o Seu Negócio.

Como conhecer meu cliente:

Definir os dados demográficos e os comportamentos do seu cliente é o primeiro passo para saber com quem você quer se comunicar. Ao criar um personagem, certamente ficará mais fácil alinhar sua comunicação com ele.

Responda as perguntas abaixo para definir o perfil do seu cliente. É possível que seu negócio tenha mais do que um. Se isso acontecer, crie um nome para cada um deles.

 

Dados demográficos:

 

1 – Gênero do seu cliente (homem ou mulher)

_________________________________________

2 – Idade

__________________________________________

3 – Onde mora

___________________________________________

4 – Estado Civil

___________________________________________

Dados comportamentais:

 

1 – Quais são os maiores medos dos seu cliente?

___________________________________________

 

2 – Quais são os maiores desejos do seu cliente?

___________________________________________

 

3 – O que ele acredita que vai solucionar os problemas dele?

____________________________________________

 

4 – O que ele compraria para suprir seus desejos?

____________________________________________

 

5 – O que ele compra que concorre com você?

_____________________________________________

 

Quando você estuda seu público – sobre quem é ele, o que ele pensa e sente – você se posiciona de acordo com as dores, os desejos e os sonhos dele. Com isso a sua chance de criar uma comunicação assertiva é muito maior e os seus resultados serão a consequência positiva de tudo isso.

Se você não tem ideia do que sente ou pensa o seu cliente, use as redes sociais ou pesquisas com clientes que já compraram de você ou que se interessam pelo seu produto/serviço para estudar mais o seu público. Faça perguntas nas suas redes sociais, envie e-mail com pesquisas, faça pesquisa em campo ou no ato da compra no seu estabelecimento, dê brindes para aumentar as chances desse cliente ou prospect responder a sua pesquisa.

Se você tem página no facebook você também consegue verificar (pela própria página) alguns dados demográficos dos público que curte ou segue o seu negócio.

Comece hoje a criar planejamento para se comunicar melhor com seu cliente, comece hoje a estudar o seu cliente. Os seus resultados serão os indicadores de sucesso para essa nova ação. Se permita 😉

Qual seu próximo passo?

 

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