Empreendedorismo Feminino

Como Conquistar Mais Clientes Para o Meu Negócio

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Quando eu escrevo ou falo sobre comportamento do consumidor e sobre estratégias de vendas, muitas pessoas associam a importância do conteúdo apenas para profissionais da área de vendas. Ledo engano cometido por alguns.

Você que advoga, você que medica, você que orienta, você que ensina, você que faz ou monitora obras, você que arruma, ajuda emagrecer, instrui, cria, cozinha, cuida, canta… Todos vocês possuem clientes e todos esses clientes são pessoas que buscam “remédio” para sua atual dor.

Não importa o que você ou sua empresa faz, qual o ramo, segmento, classe ou divisão, tem uma coisa que é comum entre todos: O problema! Absolutamente todas as empresas/profissionais liberais precisam resolver um problema. Se você é/ou trabalha em uma, você está resolvendo um problema, e assim sendo, está vendendo uma solução para esse problema, estou certa? Esse é o segredo da venda!

E pensando nisso qual o seu atual compromisso com a dor do seu cliente? Você consegue resumir em uma frase qual o problema que você resolve? Se ainda não consegue, sugiro que você reflita e resolva isso urgente. Descobrir o seu posicionamento é a chave para Conquistar Mais Clientes para o Seu Negócio.  (Leia também Como Conhecer o seu Cliente)

Quando você vai para “campo” ou quando recebe um potencial cliente em seu “campo” você precisa estar preparando para resolver o problema, aquele problema em que você é o ESPECIALISTA (Se não é, se prepare e se planeje para SER) é isso que ele (cliente) está procurando ou esperando.

Você pode pensar: “Mas eu já sei disso!” Ok! Mas você faz? Saber muitos sabem…

Vivemos um momento onde visionários estão vendendo seu conhecimento para profissionais liberais aprenderem vender seus serviços, temos dentistas que tiveram sucesso em sua profissão e hoje ensinam outros dentistas a venderem seus serviços, personal trainer, advogado, nutricionista, fisioterapeuta, coaches…Todos criando e disponibilizando conhecimento e conteúdo sobre como VENDER o seu serviço e/ou produto, e esse mercado vem crescendo cada vez mais. E por que você acha que isso vem acontecendo? Com a diversificação de produtos e o acesso fácil a tanta informação, se você não conseguir uma conexão com o seu cliente – criando experiências e se comprometendo com o real problema dele – você está fora, pode até conseguir algumas negociações, mas o seu negócio não será sustentável.

Já escutei de muitas profissionais: “Jamais eu conseguiria trabalhar com vendas, te admiro por isso” – Deveria minha amiga – Escuto gestoras que foram promovidas dizendo: “Agora não sou mais vendedora” – É sim minha amiga.

Se interessar pelo comportamento do seu cliente e ter compromisso com a dor dele (e compromisso é entendimento) é um diferencial que te colocará passos muito a frente da sua concorrência e o inverso é verdadeiro (cuidado).

Você pode pensar: “Ah, mas eu já sei disso!” Ok! Mas você faz? Saber muitos sabem…

Se faz, parabéns!!! Seus resultados falam por você. Se não faz, não se intimide, comece a estudar e trabalhar isso HOJE.

Crie diferencial, crie experiências totalmente novas e inspiradoras para seu cliente, vá para “campo” entendendo a dor e entregando a solução para essa dor, receba em seu “campo” entendendo a dor e entregando a solução para essa dor, trabalhe as objeções de forma antecipada, não com o objetivo de atacar o seu cliente, mas de proteger o seu negócio e entregar valor ao seu cliente – Aliás, você acredita no seu negócio? Se não, reflita e resolva isso HOJE – crie rapport, ouça bastante, faça perguntas cirúrgicas e levante questões que favoreçam o seu trabalho, não “descarregue” no seu cliente tudo o que VOCÊ acha que sua empresa e você são. Ele não está interessado nisso, ele quer resolver a dor ou o desejo dele, você só precisa se ocupar em descobrir qual é, e isso antes de partir para a ação.

Tomemos como exemplo a empresa Airport Park (Um estacionamento 24 hora de longa permanência e de grande porte). Esse pessoal conseguiu entender, se não todas, boa parte das dores do seu cliente. Eles são grandes empreendedores que buscam a melhoria contínua de seus serviços, sempre tomando como base atendimento ao cliente em alto padrão.

Se você der um giro pelo site deles ou se usar os serviços entenderá do que falo, a frase que define a companhia é: “Seu carro vip como você” – Qual o problema você acha que eles tentam resolver quando assumem esse slogan? Eles estudaram e conhecem a dor de seus clientes: A preocupação com o carro e com a estadia do mesmo enquanto estão ausente.O “VIP COMO VOCÊ” mostra como eles resolverão o problema do cliente e demonstra a preocupação.

Além de serem ótimos resolvedores de problemas, eles criam experiências fantásticas para o cliente que deixam seu carro lá, experiências que, novamente, resolvem problemas, veja algumas abaixo:

  • Ducha com Cera de Carnaúba Grátis – Depois de viajar o que mais queremos  é voltar para casa, e fazer isso de carro limpo é muito bom! Solicite a sua.(Uma oferta seguida de uma antecipação )
  • Engraxate Gratuito – Viaje com seus sapatos brilhando! (Que experiência fantástica e diferenciada!)
  • Porto Seguro – todo cliente que utiliza o Airport Park ganha cristalização do para-brisas e regulagem do foco dos faróis gratuitamente. (Parceria que cria diferencial)
  • Traslado Grátis 24 horas – serviço leva e traz nas plataformas dos terminais 1, 2, 3 e do aeroporto internacional de Guarulhos. Frota renovada anualmente com o máximo em segurança e conforto na categoria, possuindo freios ABS e ar condicionado. (Que experiência!)
  • Safe Bag – Embalagem de mala gratuita (Antecipando um problema e já resolvendo)

 

Todas essas experiências resolvem um problema e eles foram sensacionais em trabalhar uma a uma, e pelo que conheci da empresa continuam em busca de entregar diferenciais cada vez melhores para seu público, não é para menos que são referência no segmento e possuem um índice de satisfação de mais de 90%.

É disso que eu estou falando, é desse compromisso com a dor do seu cliente que eu falo, é da mudança do seu mindset sobre o que é vender, o que é criar experiências e “remédios” para as dores dos seus clientes e quando falo cliente não me refiro apenas a alguém que compra seu serviço ou produto, falo também dos colaboradores de uma empresa (que são clientes dos gestores), dos gestores (que são clientes dos executivos),  dos pacientes de um hospital, do ser humano que está na fila para pegar um remédio no posto de saúde, de alguém que precisa do SEU melhor (seu filho, esposa, amigo, pai, mãe, colega de trabalho)

Nós fomos treinados a pensar de um jeito errado. (Na escola, na sociedade, na família) A gente tenta se enquadrar no padrão da nossa categoria ou imitar aqueles que estão a mais tempo no mercado. Mudar o mindset. (mudar a mentalidade) é essencial para enxergar o todo, é aquela velha/nova frase que já virou clichê, mas é verdadeira e necessária: Saia fora da caixa!

O ser humano está em constante evolução e não se pode mais pensar e agir como a 5/10 anos atrás, é preciso pensar, mudar, criar, reinventar, se inspirar, se auto motivar e criar novas sinapses.

Entender e se comprometer com a dor do seu cliente vai potencializar seus resultados, tanto como empresa, quanto na sua performance profissional e também na sua vida pessoal. Para conquistar clientes e aumentar às vendas no seu negócio é preciso dedicação, muito estudo e pratica.

Qual será o seu primeiro passo?

E se você não tem conseguido se comprometer com a dor do seu cliente e tem experienciado momentos difíceis de conexão com o seu publico, se cadastra na minha newsletter (abaixo) que sempre temos novidades que podem resolver o seu problema e você sempre receberá em primeira mão direto no seu e-mail 😉

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