Comportamento

Como mudar? Conheça as 6 etapas da mudança e realize mais em sua vida.

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É muito comum nos meus atendimentos e também no meu convívio social eu ouvir de algumas pessoas como mudar é difícil.  

“ Eu não consigo mudar” “Eu tento, mas não tenho consistência” “Eu começo qualquer projeto de mudança e paro sempre no inicio” “Eu já desisti de mudar”

Essas são algumas das muitas frases que ouço. Veja bem, mudar é um processo, e como todo processo é preciso conhecimento, prática e repetição.

No início desse mês eu precisei tomar algumas decisões na minha vida e uma delas era planejar e iniciar um processo de mudança. Eu trabalho promovendo reflexão e mudanças, mas antes disso eu vivo refletindo e mudando, se eu apenas te disser o que acredito ser uma verdade e não viver isso, nada faz sentido, por isso, tudo que eu escrevo por aqui, eu pratico viu gente.

A mudança que eu precisava fazer não me parecia nada fácil para o momento, como muitos sabem, eu pari meu terceiro filho a 3 meses e meio (estamos em 10/2017), para quem é mãe sabe a desorganização mental, física e emocional que se instala nessa época pós parto. Meu puerpério estava indo entre altos e baixos, mas algo me incomodava muito, e eu sou daquelas que se tem algo incomodando eu não fico em paz. Tenho que mudar para voltar a me sentir bem e elevar minha energia, só assim não entramos em ciclos viciosos e conseguimos nos proteger emocionalmente.

Sabendo disso eu me comprometi a fazer a mudança que eu ansiava e precisava, que era voltar com minha rotina produtiva e saudável, isso significava voltar a me alimentar melhor, fazendo escolhas alimentares inteligentes, voltar a me hidratar corretamente (beber 2,5l de água por dia), voltar a tomar meu suco verde em jejum todos os dias, voltar a meditar, voltar a correr, começar a treinar (para fortalecer meus músculos) e trabalhar a minha mente para manter toda essa rotina de forma leve e prazerosa.

Mudar realmente não é fácil, mas é simples, acreditem! Lembra que eu disse que mudança é um processo e por isso é preciso conhecimento prática e repetição? O conhecimento eu tenho, pois estudei muito, me formei e apliquei esse conhecimento em muitas mulheres, agora faltava praticar e repetir até virar um hábito. Eu já fiz isso em outras ocasiões e sempre deu muito certo, mas dessa vez seria um desafio maior, visto que, meu bebê e meu puerpério me demandam muito fisicamente, mentalmente e emocionalmente, mas eu gosto de desafios e acima de tudo, eu gosto muito de mim, além disso, eu preciso estar bem para cuidar dos meus, é a partir do meu bem-estar que eu contribuo com o deles.

Montei meu planejamento, validei minhas forças e fraquezas, entrei em ação e venho seguindo firme e forte com toda força de vontade que habita o meu ser.

Vim compartilhar com você a minha experiência e te repassar o conhecimento, você que está lendo e precisa mudar algo na sua vida, que acha que não consegue mais, que se sente mal por não conseguir fazer o que gostaria de fazer…fica tranquila que eu vou te ajudar e tudo vai ficar bem.

Se você precisa, assim como eu, melhorar/voltar com sua rotina saudável essas dicas são pra você, se você deseja ter mais iniciativa, mais atitude, se deseja melhorar seu relacionamento, se deseja ser mais organizada, se deseja mudar um hábito ruim, se deseja ser mais amiga, mais amorosa, mais dedicada, se deseja aprender a dizer não, enfim, o que você desejar mudar, vem comigo e se permita entender, aprender e mudar.

Mulher, a vida pode ser mais e você pode realizar muiiiito mais, você pode e merece ter a vida que deseja, resgata aí a força que habita o seu SER e vamo juntas!!! Se abra para o novo!!!

Etapas da mudança

Essas etapas foram inspiradas no modelo transteórico (uma combinação de vários métodos diferentes) que tem consistente respaldo investigativo (Prochaska, Norcross, & Diclemente, 1994; Petrocelli, 2002; Yoshida, 2002) e adaptada à minha realidade. Você pode seguir detalhadamente ou adaptar algumas partes com base na sua rotina, ok?

O processo se compõem em 6 etapas:  

Vamos lá?

Etapa 1 – Fase da pré – contemplação: É quando ainda não temos consciência daquilo que podemos mudar, não temos consciência de que mudar algo vai nos ajudar a alcançar resultados positivos na nossa vida pessoal ou profissional. Por exemplo, se não temos consciência que o nosso corpo precisa de uma quantidade x de água para nos manter hidratada e que essa hidratação correta contribui para o aumento e manutenção da nossa energia, a gente não pensa que é preciso mudar, ou seja, não estamos conscientes que é preciso mudar esse hábito para melhorar nossa produtividade diária. Nos sentimos cansadas, exaustas, sem energia para os projetos diários e não sabemos o que fazer.

No meu caso eu já sabia o que era necessário para mudar, o que eu precisava era retomar a rotina que ficou lá atrás no inicio da minha gravidez, mas no seu caso pode ser que você ainda não saiba, sendo assim, vou deixar aqui algumas perguntas para te ajudar a descobrir se é necessário ou o que é necessário mudar e te provocar a agir.

  • Em relação a saúde: Qual a quantidade de horas de sono que você tem? Qual a qualidade do seu sono? Como você acorda? Com disposição ou sem disposição? Você se sente energizada pela manhã? Como está a sua alimentação? E sua qualidade de vida? E a hidratação do seu corpo? Quantos litros de água você toma por dia?
  • Em relação a seus relacionamentos: Qual a qualidade dos seus relacionamentos? Você investe tempo nas suas relações? Se dedica aos que você ama e aos que amam você? Tem tido uma escuta ativa com essas pessoas?
  • Em relação a sua profissão: Como está a sua satisfação com seu atual trabalho? Em uma escala de 0 a 10 como está o seu crescimento e desenvolvimento dentro da empresa?
  • Em relação ao seu desenvolvimento: Como estão os seus estudos? Você tem procurado se aperfeiçoar e melhorar aquilo que você gosta de estudar, tem procurado crescer intelectualmente, cognitivamente?
  • Em relação a você: Você tem dedicado tempo para se divertir? Para fazer as coisas que gosta? Quais são seus hobbies?
  • E por fim, caso não tenha se identificado com as perguntas acima: O que te incomoda hoje? Como você gostaria de estar daqui a 1 ano?

Etapa 2Fase da Contemplação: Quando você toma consciência de que tomar água, por exemplo, vai te ajudar a manter sua energia e produtividade em alta, você sai da fase de pré- contemplação e vai para fase de contemplação. Sai do inconsciente e passa estar consciente do seu estado atual. Se você destinou um tempinho para responder as perguntas acima você já sabe o que precisa/merece mudar para alcançar o que deseja.

Etapa 3 – Fase da Preparação:

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Essa é a fase do planejamento para que uma mudança possa acontecer, infelizmente muitas pessoas decidem mudar e simplesmente começam a fazer coisas que acreditam ser importantes para aquela mudança, não planejam tal mudança, não escrevem os passos da mudança, não pensam sobre os desafios desta mudança e, consequentemente, não estão preparados para mudar.

É preciso preparar a mudança, eu, por exemplo, desejava retomar minha rotina saudável para gerar mais produtividade, energia, motivação, criatividade…e perder uns quilinhos a mais que sobraram da gravidez. O que eu fiz?

Elenquei as atividades que eu precisa fazer para alcançar o que eu desejava:

  • Voltar a correr 2 vezes na semana
  • Me matricular na academia 4 vezes por semana
  • Beber 2,5l de água por dia
  • Fazer a lista de alimentos mais saudáveis.
  • Comprar os itens do suco verde e os alimentos mais saudáveis.
  • Fazer o suco verde todas as manhã e tomar em jejum.
  • Meditar 20 minutos pela manhã.
  • Fazer as tarefas do ESD para abrir espaço na minha mente.
  • Usar minha cinta por pelo menos 5 horas diárias (ta punk minha pancinha após a 3ª gestação)

Quando eu já tinha a lista feita passei para o COMO: Como vou correr duas vezes na semana e fazer academia 4 vezes? Eu tenho um bebê de 3meses e meio. Fui elencando as alternativas – Deixar com a avó 1 dois dias, deixar com a avó 2 três dias, deixar com a filha mais velha 1 dia, levar para academia – e após ter todas as opções e ter conversado com as pessoas necessárias, eu escolhi as que mais faziam sentido pra gente.

Estipulei prazos, estipulei o quando começar e me dei metas de curto, médio e longo prazo. (TUDO no PAPEL)

No seu caso, pense: Quais são as atividades que você considera fazer para mudar o que precisa mudar? Quais são as ações necessárias para tal mudança? Reflita o quanto precisar e elenque todas NO PAPEL (gente a escrita tem um poder obscuro, não pule essa ação, sem ela o resultado não é o mesmo)

Por exemplo, se você tiver contemplando uma mudança de atitude no seu lar, se deseja delegar mais tarefas, pois sente-se sobrecarregada, quais são as ações que você precisa tomar para que isso aconteça? Com quem você deve conversar? Onde vai buscar inspiração/informação para se preparar? Quando você vai iniciar e quais os recursos que você tem para alcançar essa mudança? Quem são as pessoas que podem te apoiar nessa mudança?

Etapa 4 – Fase da ação:

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Essa é a etapa em que a gente parte para a execução do nosso plano de ação. Você escreveu tudo no papel? Já sabe tudo que precisa fazer, quais recursos tem, quem vai te apoiar?

Agora é AGIR!

É nessa fase que o comprometimento se tangibiliza, se transforma em algo real.

No meu caso eu planejei tudo no sábado e no domingo e comecei a agir na segunda-feira. Eu escrevi as minhas metas diárias e realmente entrei em ação como planejei.

A fase de ação é a fase de transformação, é quando a gente arregaça as mangas e começa a fazer o que precisa ser feito no momento que precisa ser feito para alcançar o que desejamos, independente da nossa vontade de fazer. Se você se comprometeu e colocou no papel, você vai ver na prática que você vai entrar em ação.

Essa é uma das fase mais importantes do processo. Se você não faz a fase da preparação muito bem, ainda assim você consegue resultados, mesmo que menores, mas se você se prepara super bem e não entrar em ação, nada acontece. E é a ação que gera motivação, quanto mais você faz, mais você se sente  capaz e mais vontade de fazer você tem. A ação gera motivação e não o contrário. 

Entre em ação!

Etapa 5 – Fase da manutenção: Nenhuma mudança acontece da noite para o dia, e ninguém consegue se transformar em pouco tempo, uma transformação leva tempo, uma mudança de comportamento leva meses para se consolidar.

Infelizmente sofremos do mal do imediatismo, ter paciência nesse mundo louco é uma virtude.

A fase da manutenção é a fase que nos permite sobreviver, superar as recaídas e continuar.

Suponhamos que você deseja se alimentar melhor para  emagrecer, é muito comum em um processo de reeducação alimentar você ter recaídas, afinal, você consumiu alimentos inadequadas a 30 anos (mais ou menos) quando você tenta mudar seu cérebro não aceita essa mudança e pede por esses alimentos, você tenta 1 mês e não tem resultado positivo, aí você desiste… poxa, mas você concorda que 30 anos x 1 mês é uma conta muito injusta? Você vai precisar de tempo e paciência para mudar. Mas olha, vale muito a pena 😉

Recaídas são comuns, o que não é muito comum é a recuperação para que um novo comportamento se restabeleça. Manutenção é necessária para que possamos nos recuperar após as recaídas, veja, elas sempre irão acontecer.

Você precisa se preparar para essas recaídas, como assim? No meu caso, por exemplo, eu sabia que toda manhã eu iria fazer a vitamina do meu marido, eu gosto de vitamina de frutas e vinha tomando todas as manhã junto com ele, mas eu precisava incluir o suco verde na minha alimentação, pois eu sei que ele me dá mais energia e disposição e favorece a minha perda de peso. Então, para não ter a recaída da vitamina eu conversei com meu esposo e avisei ele sobre minha mudança, ele me apoiou e disse que ok pra ele tomar o suco verde pelas manhãs, ou seja, eu me preparei para a recaída e manutenção do meu hábito.

Tenha clareza do que é preciso fazer para evitar as recaídas e conheça os momentos de tentação, após isso crie um antídoto para essas tentações e mantenha a manutenção do seu novo SER.

E não esqueça, escreva TUDO no PAPEL.

Etapa 6 – Fase da finalização: Essa é a fase de assimilação da mudança.

Quando você passa por todas as recaídas e supera cada uma delas, você consolida a mudança.

No meu caso aconteceram (e acontecem ainda) algumas, por exemplo: Choveu dois dias seguidos de corrida, o que eu fiz? Bike em casa. Meu bebê ficou chatinho em mais dois dias, o que eu fiz? Fui mais tarde (eu havia me planejado em dia e horário) meu marido comprou um monte de chocolate, o que eu fiz? Comprei barrinhas de cereais de cacau.

Pense em um hábito que você já consolidou, como dirigir ou escovar os dentes, você passou pelas recaídas e recuperações para adquirir esses hábitos, superou elas e consolidou o hábito, chegou na fase da finalização da mudança, quando você chega nessa fase é muito mais difícil desistir, procrastinar, não fazer, parar. É como dizer: EU VENCI!

Primeiro fazemos nossos hábitos, depois nossos hábitos nos fazem.

Para me ajudar nesse sentido de continuar, eu incluí no meu plano de ação as tarefas do ESD, um programa de emagrecimento saudável que tem como porta de entrada a quebra da rotina, as tarefas do programa me ajudam a quebrar a rotina e manter o comportamento que eu desejo, trata-se de um método novo e que é muiiiito eficaz nesse sentido. Se você quiser saber mais sobre é só me escrever ou acessar aqui.

Esse foi o método que utilizei no meu processo mais recente de mudança e que já usei em muitas clientes. Se fizer sentido para você, use e abuse. Eu busco por um mundo melhor e um mundo melhor é feito por pessoas que vivem melhor, a minha contribuição tem como objetivo te ajudar a realmente mudar aquilo que te incomoda, para que assim você consiga se sentir mais feliz e realizada no seu dia dia.

Porque Você Merece 😉

Agora vai lá, faz e vença!

Se você gostou da inspiração/informação e motivação, compartilha com seus amigos, envia para aquela amiga que merece mudar e vamos fazer essa roda girar.

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