Empreendedorismo Feminino

Como Ter mais Foco.

Você tem Foco?

Quantas vezes você começou a fazer algo importante e de repente se viu fazendo outra coisa? Quando lembrou do algo importante percebeu que já tinha perdido o FOCO daquilo que inicialmente havia planejado?

Quantas vezes você se pegou trabalhando em um projeto importante e de repente lembrou que precisava comprar o material para o trabalho do filho, saiu do projeto e começou a pesquisar o material a ser comprado na internet? Quando percebeu, já havia perdido o FOCO no que era importante naquele momento e pior, perdeu os insights do projeto?

Quantas vezes você fez sua lista de tarefas no início da semana, montou seu planner, elencou prioridades, anotou o que precisava fazer naquele dia e ao final do mesmo, percebeu que fez várias outras coisas e não finalizou o que havia planejado?

Se você respondeu “várias vezes” para uma ou mais questões, esse artigo é para você e vai te ajudar a ter mais foco em seu dia a dia, seja ele pessoal ou profissional. Continue lendo.

Foco = Ponto para qual converge algo.

Vivemos na era das distrações, onde o excesso de informação dificulta a tarefa de manter a atenção nas coisas realmente importantes.

De acordo com Daniel Goleman (Autor do livro O FOCO) o benefício de ficar focado por um longo período é, nada mais nada menos, que o sucesso naquilo que você deseja para sua vida. Em um momento em que a humanidade tem abundância de informação, nunca na história, se sofreu tanto com as distrações que surgem dessa mesma abundância. Para Daniel Goleman foco é uma ferramenta essencial. É o que diferencia um especialista de um amador.

Se direcionar a atenção para algo importante é tão complicado para a maioria das pessoas nos tempos de hoje imagina para nós, mulheres-mães-empreendedoras, com tripla e excessiva jornada diária?

Eu atendo, especificamente, mulheres empreendedoras em meus processos de coaching e trabalho diariamente nas minhas clientes a angústia de não conseguir FOCAR e perder-se na rotina. Quando a gente perde o foco tende a procrastinar, procrastinando a gente se culpa (ainda mais do que o normal) e entramos em ciclos viciosos que alimentam cada vez mais o nosso mal-estar e improdutividade. Esse ciclo pode se estender por toda uma vida se não cessarmos ele e você pode passar toda sua vida se frustrando por não conseguir fazer o que gostaria.

É doloroso olhar para nós mesmas e perceber que esse comportamento faz parte de nós não é mesmo? Mas saiba que o reconhecimento de uma deficiência é o primeiro passo para a mudança, se conscientizar de um problema faz ele perder metade da força, a outra metade que você precisa para ter mais foco no seu dia a dia você encontra nas dicas abaixo que foram inspiradas e extraídas de especialista e dos meus resultados com clientes de diferentes perfis e também, com minha própria rotina diária. Se fizer sentido para você, se permita 😉

Como gerar foco?

A questão é: Quando você deseja focar, é no que é realmente importante? Você dedica hoje a maior parte do seu tempo a alguma coisa? Uma única coisa? Algo que sintetiza seu sonho?  Seus desejos? Seus objetivos? Os resultados que você obtém hoje são diretamente influenciados pelas escolhas que você faz sabia?

O primeiro passo para se ter mais FOCO no seu dia a dia é ter clareza sobre o que é realmente importante para você. Onde você quer chegar? Você sabe disso? Quais são seus sonhos? Sabe como transformá-los em objetivos? (Se você não sabe a diferença ou ainda não pensou sobre isso, leia o artigo que fiz sobre Como Construir Sonhos e Objetivos)

De acordo com os autores do livro A ÚNICA COISA, quando focamos em uma única coisa alcançamos mais fazendo menos. Qual é a sua única coisa?

Fazer listas de tarefas para manter o controle de todas as tarefas que você deseja completar não tem eficácia alguma se você não sabe aonde deseja chegar com essas tarefas, e é esse um dos motivos da falta de FOCO, a falta de CLAREZA.

Só depois de se ter clareza sobre sua Única Coisa (Seu principal objetivo no momento) você pode fazer listas de tarefas, essa lista é feita com base na pergunta: O que preciso fazer para alcançar meu objetivo? Nesse momento devemos sempre procurar os itens que irão produzir mais efeitos para o alcance do nosso objetivo. Se dê um tempo para produzir essa lista, faça aos poucos se precisar, mas liste todas as coisas que você considera necessário para chegar aonde deseja.

Após fazer sua lista elenque as prioridades da mesma, faça isso com base na seguinte pergunta: O que, dessa lista, é mais importante para eu alcançar o meu objetivo? Qual dessas tarefas me aproxima mais daquilo que desejo?

Elenque a mais importante e destine seu primeiro momento para essa tarefa. Tendemos a fazer primeiro as atividades rotineiras, aquelas mais simples, é normal trabalhar a parte da manhã (ou qualquer momento que seja o seu “ início de pegada”) para responder e-mail, ou para dar uma geral no espaço de trabalho, ou até mesmo para relaxarmos lendo alguns dados do projeto. Nossa atenção é sempre maior quando nos dispomos a fazer o que temos que fazer, e, para maioria das pessoas, esse momento é a parte da manhã.

Fazendo aquilo que é mais importante logo de início, ganhamos em produtividade e minimizamos a procrastinação eliminando assim nosso ciclo vicioso de mal-estar. Se você utilizar uma única hora do seu dia para focar no que vai trazer lucratividade para o seu negócio e/ou realização para sua vida pessoal, o sucesso será questão de tempo e uma consequência.

Se for uma tarefa muito complexa você deve fracioná-la em tarefas menores e gerenciar essas tarefas elencando prioridades.

Ok Bethânia, mas e se eu fizer tudo isso e na hora que estiver executando a tarefa eu perder o foco? Isso pode acontecer? Claro que sim! Mesmo eu criando um passo a passo para algumas clientes isso acontece, porém, com menor probabilidade após a clareza que geraram. Aquelas que perderam o foco por muitas vezes conseguiram criar o hábito do FOCO com algumas técnicas que descrevo abaixo, uma delas é a PERGUNTA FOCO do livro A Única Coisa.

A PERGUNTA FOCO irá te ajudar a priorizar as tarefas necessárias para que você comece a executar a ação necessária que lhe aproximará do seu objetivo. Essa pergunta deve estar visível para você (de início) e não apenas em sua mente, com o tempo você irá criar o hábito de se perguntar mentalmente sem precisar escrever em algum lugar. Crie cartões e deixe por perto quando iniciar sua atividade e mantenha constância nesse autoquestionamento:

Pergunta FOCO: QUAL É A ÚNICA COISA QUE EU POSSO FAZER, DE FORMA QUE, TODO O RESTO VAI TORNAR-SE MAIS FÁCIL OU DESNECESSÁRIO? Resposta: Sua tarefa atual.

Se pergunte repetidamente a pergunta foco. Dessa forma você estará ajustando seu rumo em direção à sua meta atual (tarefa), definindo prioridades entre elas e escolhendo as que terão possibilidade maior de te aproximar do seu objetivo. Isso vai gerar mais FOCO para suas atividades diárias.

Eu fiz um template que vai te ajudar a seguir os passos acima (no final do artigo) imprima e tenha com você no início desta jornada, vai te ajudar a criar o hábito de gerar FOCO.

Existem outras formas de treinar nossa atenção e criar mais foco no nosso dia a dia, porém são técnicas que demandam mais tempo e mais paciência, deixo também abaixo essas sugestões (inspiradas e retiradas do livro o FOCO de Daniel Goleman) e desejo que possa, de alguma forma, fazer sentido para você.

Técnicas de como ter mais FOCO:

  • Quando estiver em um local apropriado, tente fechar os olhos e preste atenção na sua respiração. Foque em cada movimento inspirando e expirando o ar de seus pulmões.Depois de alguns momentos você perceberá que sua mente está querendo desviar o      foco – essa é a hora de trazê-lo de volta. O exercício é esse: perder o foco e trazê-lo de volta.
  • Uma outra forma de treinar o foco interno de suas emoções diante de uma situação difícil de estresse ou até mesmo quando vai responder um e-mail ou uma mensagem no Whatsapp funciona como um semáforo: a primeira luz é vermelha – pare, se acalme e contenha seu impulso. A segunda luz, amarela – pense em todas as formas que poderia reagir ou em todas as respostas que poderia dar e pense também quais seriam as consequências de cada uma. E, finalmente, na luz verde – selecione a melhor opção e vá em frente.

Existem diversas outras maneiras de treinar o foco como exercícios e aplicativos específicos para isso, meditação, exercícios físicos e até mesmo reservar algumas horas do dia para simplesmente descansar. Desta forma você preserva seus níveis de energia para quando finalmente precisar focar com intensidade em alguma coisa.

E para aquelas que não têm conseguido sozinha, deixo meus serviços de coaching a disposição, um dos objetivos mais procurados nos processos de coaching para empreendedoras é a criação de bons hábitos como FOCO, e os resultados fazem muita diferença na realização dos sonhos e objetivos de cada uma. Aqui você encontra mais informações.

Se você conhece alguma mulher, mãe, empreendedora, profissional… que está precisando de mais inspiração e dicas para gerar foco em seu dia a dia, compartilha esse artigo com ela e vamos juntas fazer a roda da produtividade feminina girar, afinal, com tanta coisa para fazer, não é difícil dar uma pirada vez ou outra não é?

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2 Comentários

  • Responder Tatiana Carazzai Machado |

    Adorei o post e as dicas!!

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