Comportamento

O PODER da gratidão em sua vida. Transforme o seu olhar e seja feliz!

Gratidão

Você já se pegou pensando nas pessoas que fabricaram/costuraram as roupas que você veste?

Você já se pegou pensando nas pessoas que plantam, colhem, transportam, armazenam e vendem a comida que você come?

E na cadeia de pessoas que trabalharam muito para que você tenha acesso à energia, agua potável, tecnologia….?

Esses dias me peguei pensando nisso e um sentimento de gratidão genuíno tomou conta de mim.

Ser grato por aquilo que a nossa mente se adaptou a achar “normal” não é tarefa fácil nos dias de hoje. Vivemos em uma sociedade onde o tempo é nosso maior inimigo e uma “parada” para agradecer ao universo, a Deus, as pessoas… não é produtivo e, portanto, desnecessário.

A algum tempo eu comecei a estudar os benefícios das emoções positivas pela ótica da Psicologia Positiva e tal não foi a minha surpresa ao verificar a quantidade de estudos mostrando os benefícios que a gratidão nos proporciona quando alimentada diariamente.

Eu sempre gostei muito de trabalhar as mudanças com foco no dia a dia, na minha opinião, não basta você aprender algo e colocar em pratica durante uma semana/um mês apenas, ou mesmo fazer um cronograma de semanas de estudos e ao final encerrar as práticas e acreditar que já está “ok” …e aquilo é o suficiente para a mudança/transformação. Eu acredito na mudança no dia a dia, eu acredito que com pequenas alterações diárias você muda aquilo que te incomoda, e sei que mudança de comportamento requer esforço e persistência, por isso acredito que esse caminho diário é o mais prazeroso, pois você fraciona as suas mudanças e com isso gera uma expectativa menor e consequentemente um impacto menor em um possível “deslize”.

Por acreditar nisso e por ser eternamente grata a você por me acompanhar e partilhar comigo dessa linda jornada de desenvolvimento, ao final desse texto, eu te dou um presente, esse presente vai te ajudar a alimentar a sua gratidão diária, você só precisa tentar e treinar TODOS os DIAS.

Antes disso, vamos entender, do ponto de vista cientifico, o porquê de a gratidão ser tão poderosa.

Estudos recentes sobre a felicidade demonstram os benefícios das emoções positivas nas nossas vidas e a gratidão é uma delas.

“A Gratidão não é só a maior das virtudes, é também parente próxima de todas as demais virtudes.”

Cícero

Um dos mais destacados pesquisadores do tema, o Dr. Emmons, demonstrou que a gratidão é uma das maneiras mais poderosas e instantâneas para melhorar o estado emocional e aumentar o nível das emoções positivas. Seu estudo demonstrou que as pessoas que expressam ou praticam a gratidão são mais saudáveis, vivem mais, tem sono melhor e sentem-se mais jovens. (Emmons, 2004).

A pesquisadora Barbara Fredrickson, ressalta em sua teoria “Broaden and Build” (Fredrickson, 2004) as qualidades funcionais da gratidão: “Como uma emoção positiva ela amplia a cognição e constrói recursos pessoais.”

A gratidão nutre relacionamentos, a gratidão melhora a saúde, a gratidão inibe o estresse, a gratidão nos traz sensações que favorecem o nosso bem-estar diário… e está tão acessível a todos nós!

No entanto, não fazemos uso dela em nosso dia a dia. E por que não? Pelo simples fato de não conhecermos a importância da mesma.

Normalmente somos educados para agradecer do ponto de vista ético e moral, nossos educadores nos ensinaram a pedir obrigada como uma forma educada de agradecer pelo que recebemos, normalmente não somos ensinados a sermos gratos do ponto de vista emocional.

Além disso, acreditamos que é preciso primeiro receber para depois agradecer e assim não iniciamos o ciclo benéfico da gratidão. Não inverta as coisas, você precisa primeiro agradecer para depois receber e seja claro com o universo, ele precisa entender. A gratidão é poderosa, porém, ela precisa ser alimentada todos os dias. Só assim ela dará lindos frutos, e se você não começar, sinto te dizer, nada acontecerá.

Quando você agradece pelos milagres da vida, sejam eles pequenos ou grandes, eles se multiplicam…

Nosso cérebro tem uma capacidade incrível de prestar atenção seletivamente a nossa realidade, a realidade que está em nossa volta, é como se ele filtrasse aquilo que ele vê. Existe uma área do nosso cérebro (chamada de formação reticular) que é responsável por isso.

A formação reticular consegue fazer com que você preste atenção ao que é importante para você, e faz você se desligar daquilo que não é importante naquele momento, esse mecanismo é essencial, pois estamos a todo momento expostos a milhares de estímulos (visual, olfativo, auditivo) seria impossível prestar atenção em tudo ao mesmo tempo, por exemplo: Quando você engravida parece que vê mulheres grávidas em todos os lugares, não é mesmo? Ou quando pretende comprar um carro novo, aquele modelo de carro que você está pesquisando aparece por todas as partes não é? É incrível!

Nesses momentos (dos exemplos acima) a sua formação reticular está ativada para esses estímulos, quando não mais for do seu interesse, você não verá mais essas coisas com tanta frequência e não sentirá mais esses estímulos, é como se ele fosse desligado.

Ou seja, tudo aquilo que você coloca no seu foco, tudo aquilo que é importante para você a sua formação reticular te ajuda a manter em sua área de atenção e desliga o restante, esse é um processo de sobrevivência humana. O seu cérebro sempre vai procurar aquilo que você dá mais atenção, ele é uma “máquina” de filtrar a realidade.

 E o que isso tem a ver com a gratidão?

Tudo! Se você tem o hábito de reclamar a sua formação reticular vai entender isso como algo importante para você. E se você tem o hábito de agradecer idem.

Mas, infelizmente, o cérebro da maioria das pessoas estão com a atenção seletiva direcionada para a reclamação, pois a maioria vive em estado de lamentação.

Quando você tem o hábito de reclamar, o seu cérebro ignora as coisas boas que acontecem com você, elas se tornam banais, pois não estão no seu foco de atenção e passam desapercebidas, logo, você tem o foco direcionado para as coisas ruins e essas, cada vez mais, se multiplicam.

É como se você dissesse ao seu cérebro: “Por favor, encontre razões para eu reclamar, pois isso é importante para mim. ”

Quanto mais você reclama, mais você fica “acostumado” a reclamar, você cria redes neurais no seu cérebro, essas redes neurais são caminhos que vão se formando de acordo com suas atitudes diárias, cada vez que você reclama, você ativa ainda mais essas redes, e cada vez mais elas crescem, é como se você estivesse exercitando os músculos da lamentação.

E tem mais, quando você começa a reclamar começam a surgir, a médio e longo prazo, sintomas de estresse no seu corpo, começam a surgir químicas de mal-estar, o corpo começa a reter cortisol em excesso (hormônio nocivo ao corpo quando não liberado). Quando isso acontece a sua imunidade baixa e você fica vulnerável a doenças, esse hormônio é muito bom quando se está em situação de risco, do ponto de vista evolutivo, ele serve para “fugir e correr” e é essencial para a sobrevivência, mas se ficar aí no seu organismo em excesso e sem ser liberado, só trará malefícios a sua saúde física e mental.

Você acha que merece isso?

A boa notícia é que você pode treinar a sua mente para o bem-estar.

E para iniciar o mais importante é você se conscientizar e claro, querer mudar.

Como você criou, ao longo da vida, redes neurais (que foram exercitadas) para a reclamação e coisas ruins, não pense que irá praticar a gratidão por uma semana e tudo estará resolvido, não, você precisa criar novas redes neurais em seu cérebro, você precisa exercitar o seu cérebro para uma nova “maratona” e para isso é necessário esforço, paciência e dedicação. (Entenda alguns mecanismos do seu cérebro com essa leitura)

Seu corpo vai resistir, você precisa de tempo para fortalecer essas redes neurais do bem-estar e enfraquecer aquelas que à levam a reclamação, não desamine ou desista, o resultado pode aparecer até mais rápido do que você imagina. Apenas TENTE.

Você está preparando para isso?

Além disso, tente mudar os seus diálogos externos com pessoas que tendem a migrar a conversa sempre para o lado ruim da vida, com o tempo isso também se torna um hábito e você ainda ajuda essa pessoa a mudar o próprio comportamento e promover o bem-estar em sua vida.

Estando consciente do seu estado atual de reclamação e evitando as conversas que em nada contribuem, você já pode começar a enviar mensagens a sua formação reticular.

Deixe ela saber que você tem muitas razões para agradecer e que isso é importante para você. Assim ela te ajudará a encontrar cada vez mais razões para agradecer.

Quanto mais você agradece, mais o universo te entrega.

Gratidão é treino.

 

Repita todos dias ao acordar e se abra as infinitas possibilidades do universo. 

Eu agradeço pela roupa que me veste

Eu agradeço pelo teto que tenho.

Agradeço pelos meus pais terem me concebido e terem me cuidado e me aceito como sou.

Eu agradeço pela família que escolhi, pela cama que durmo, pelos meus amigos.

Agradeço pelos sentidos do meu corpo, pela agua que recebo e pela eletricidade que ilumina minhas noites.

Agradeço por existirem pessoas que fazem as roupas que eu visto, que plantam a comida que eu como, que fabricam esse dispositivo que uso para receber coisas tão belas.

Agradeço pela chuva, pelo sol, pela noite e pelo dia.

Agradeço pela minha disposição e pelo amor que sinto no meu coração.

Eu agradeço pelas experiências difíceis, pois através delas eu posso crescer e evoluir.

Eu agradeço por conseguir sentir o cheiro delicioso do café.

Eu agradeço pela vida.

Dicas práticas para aumentar a gratidão

  • Procure identificar as coisas boas que lhe acontecem no seu dia a dia, por menores que sejam. Identifique os detalhes das coisas positivas de sua vida.
  • Pense nas pessoas que trazem coisas boas em sua vida.  Caso decida manifestar sua gratidão, primeiro reconheça o sentimento antes de expressá-lo.
  • Olhe para as coisas que você costuma agradecer normalmente e adicione um toque extra. Por exemplo, em situações que diz apenas obrigado, reflita e descreva melhor o que de bom você pode reconhecer.
  • Utilize outras palavras e expressões, tipo: “eu aprecio muito quando você…”;  “significa muito para mim você …”, seja criativo nos seus agradecimentos.
  • Mantenha um diário de gratidão por três coisas boas no seu dia, semana ou mês. Fica mais fácil ter acesso e se conectar com estes sentimentos no momento que precisar. *** Eu uso um aplicativo no celular, consegui me adaptar melhor dessa forma e todas as noites eu preencho meu diário, que no início tinham de 1 a 3 coisas descritas e hoje, às vezes, durmo escrevendo de tanta coisa que tem…

 

E você? Tem praticado a gratidão? Tem sido grata pelas maravilhas que a vida te proporciona?

Que tal começar agora a praticar? Vamos juntos?

Comenta aqui embaixo pelo que você é grata hoje? E não esqueça de assinar nossa newsletter e receber o meu ebook sobre o otimismo diário para te ajudar ainda mais com seu desenvolvimento pessoal, lá eu te dou dicas valiosas.

 

 

Receba novidades direto no seu email!

Veja também

0 Comentários

Deixe uma resposta