Empreendedorismo Feminino

O Que é Empreendedorismo Feminino?

empreendedorismo feminino

Muitas pessoas já me perguntaram o que é empreendedorismo feminino, eu poderia resumir em duas palavras: Amor e Entrega! Mas não seria suficiente para informar, na verdade esse post não é técnico e eu não tenho a pretensão de entrar em detalhes sobre o empreendedorismo feminino, no final deixo alguns dados mais técnicos e abaixo resumo o que percebo, sinto e vejo no universo feminino empreendedor. Então vamos lá?

Gosto sempre de medir evolução – seja a minha, a sua, dos meus ou das minhas clientes – olhando para o ponto de partida. Se olharmos pelo retrovisor, há pouco mais de 80 anos, as mulheres conquistaram o direito de votar e de serem votadas em eleições. É pouco tempo você concorda? Hoje estamos, pouco a pouco, conquistando um espaço maior na política, nas grandes empresas e gerindo os nossos próprios negócios, além de, cada dia mais, resgatarmos nosso poder pessoal em todas as áreas da nossa vida. A mulher vem buscando, questionando e reivindicando ” seu lugar ao sol”. Isso é empreendedorismo feminino. 

Você é mulher e decide fazer aquela reforma na casa para otimizar espaço? Toma iniciativa, vai lá e faz? Então você pode se considerar empreendedora.

Você é o tipo de mulher que, dentro da sua profissão, leva um projeto adiante? Então você é empreendedora?

Você é uma mulher que inspira pessoas pela sua forma de agir? Então você pode se considerar empreendedora.

Você é o tipo de mulher que quando percebe que é preciso mudar, vai lá e muda? Então você é empreendedora.

Independente de você ter ou não ter um negócio, empreendedorismo é potencial, é comportamento, é ação, é ser, é se posicionar.

Existem muitas mulheres que aplicam todo esse potencial em um negócio, um pequeno negócio, um grande negócio, um negócio só seu.

Manicures que decidem montar um pequeno salão e conciliar a vida pessoal e profissional.

Cabeleiras que começam pequenas e crescem exponencialmente.

Boleiras e confeitarias  (como minha querida mamãe) que desejam independência.

Artesãs e comerciantes, como muitas das minhas clientes.

Diaristas, Empregadas domésticas, Fotógrafas, Atrizes, Cantoras, Psicólogas, Advogadas, Dentistas, Fisioterapeutas, Terapeutas, Coaches, Comerciantes, Consultoras de beleza, de imagem, pessoal.

Massagistas, Esteticistas, Decoradores, Personal, Social Medias, Web’s…Mães!!! Ah como mães são empreendedoras! E as donas de grandes empresas e negócios. 

Todas vocês, todas nós, somos empreendedoras.

Algumas escolheram, outras precisaram, outras buscaram, mas todas se entregaram…

Eu tenho a habilidade feminina de insistir em um trabalho e continuar com ele quando todos já desistiram e foram embora – Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra do Reino Unido, foi a primeira mulher a dirigir uma democracia na Europa.

 

Empreendedoras questionam a realidade e fazem acontecer todos os dias.

O exemplo dessas mulheres empreendedoras é fonte de inspiração para fazer muito mais, e muito melhor. Eu acredito em um mundo melhor e o empreendedorismo feminino reforça essa minha crença. Eu tenho muito orgulho de fazer parte disso, de viver e trabalhar com isso.

Empreendedorismo feminino  possibilita transformar sonhos em realidade. E quando alguém realiza um sonho, esse alguém É e FAZ feliz! Essa roda tem um poder imenso. 

É fácil ser empreendedora no nosso País? Não! Definitivamente não.

Com minha experiência nesse desafio eu descobri que o empreendedorismo também é solidão, é dor, é exaustão, é muito erro, muito entendimento, escolhas e consequências…Dias de Luta e Dias de Glória! 

Porém, também descobri, que eu posso mais do que eu imaginava.

Descobri que quando algo não nos mata, nos fortalece e que o significado que damos aos acontecimentos fazem toda diferença na nossa caminhada.

Descobri muitas outras coisas com o empreendedorismo feminino e também descobri que tudo vale a pena e que quando a gente caminha com clareza, o caminho se abre. 

Você, mulher empreendedora, que não está presente para sua ação, que não sabe a diferença que você está fazendo nesse mundo, saiba, você é muito importante para nossa economia, crescimento e prosperidade. Procure se qualificar cada vez mais, procure mais conhecimento e ajuda para crescer. O Brasil precisa de você e da sua garra e você pode mais do que imagina.

Vamos fazer essa roda Girar e VIVA o Empreendedorismo Feminino! 

Abaixo alguns dados do Sebrae-MS que falam mais sobre os números do empreendedorismo feminino no Brasil.

E se você é empreendedora e tem interesse em receber ais  informações sobre comportamento empreendedor feminino e vendas, assine nossa news aqui embaixo e receba conteúdos direto no seu e-mail.

Se deseja ser uma empreendedora e não sabe por onde começar, receba gratuitamente exercícios poderosos de coaching que vão te ajudar a encontrar o seu próprio caminho. Clique aqui.

empreendorismo-feminino

Fonte Sebrae MS

Receba novidades direto no seu email!

Veja também

0 Comentários

Deixe uma resposta