Empreendedorismo Feminino

Por que Entender e Trabalhar Comportamento é Importante para o Sucesso do meu Negócio?

Comportamento

 

Você pode até ser brilhante do ponto de vista técnico, mas nada garante o seu sucesso se o seu comportamento não contribuir.

Empreendedora não é apenas aquela que monta um negócio e se capacita tecnicamente. Para ser uma empreendedora de sucesso é preciso, também, construir um conjunto de comportamentos e hábitos, praticar e reforçar esse conjunto todos os dias, e usá-los para produzir e realizar novas ideias.

Mas o que é comportamento?

Pela ótica da Psicologia comportamento é tudo aquilo que faz o ser humano reagir/agir diante de seu meio/entorno.

Quando você atende bem ou mal um cliente, por exemplo, você está se comportando, ou seja, agindo ou reagindo diante de uma ação dele.

Nós, seres humanos, temos comportamentos conscientes – tudo aquilo que fazemos na sequência de um processo de raciocínio –  e inconscientes – tudo aquilo que fazemos de forma automática, onde não paramos para pensar ou refletir sobre a ação. Comportamentos conscientes nos levam a ação, comportamentos inconscientes nos levam a reação.

Por exemplo: Quando você está com problemas para trabalhar a sua agenda da forma que deseja e sempre finaliza o seu dia com a sensação de fracasso por não ter feito as coisas como gostaria, você está reagindo ao seu dia a dia, portanto, tendo comportamentos inconscientes. Você não está presente para as suas ações e parece viver um ciclo de acontecimentos diários. Esse seu comportamento irá refletir nas ações diárias, como procrastinar a entrega de um projeto, ou não fazer a entrega do seu produto como programado. Essas reações refletirão nos seus resultados, ou seja, você tem grandes chances de não crescer a sua base de clientes satisfeitos.

Em contrapartida, quando você trabalha sua agenda de forma organizada, elencando prioridades, traçando estratégias de pró-atividade e gerenciando o seu dia, você passa a agir ao invés de reagir, tendo assim, comportamentos conscientes e se mantendo presente para cada ação, ou seja, você retoma o seu poder sobre o seu dia. Isso reflete nos seus resultados de forma positiva, você passa a entregar os seus projetos com antecedência, faz sua entrega conforme o combinado e se mantém melhor preparada para as adversidades que possam aparecer, com isso tem clientes mais satisfeitos e cresce a sua probabilidade de novos negócios, além de, trabalhar com folga a criação de novas campanhas.

Percebe o que o comportamento pode causar?

 

 

 

A forma como você se comporta diz muito sobre os seus resultados.

 

 

Um outro exemplo bem comum é quando você busca apenas capacitação técnica para precificar e negociar melhor seus valores.

Normalmente se busca esse tipo de capacitação pela dificuldade que se tem de manter margem de lucro saudável, você já passou ou tem passado por isso? Você tem trabalhado muito com descontos e tem dificuldade em dizer não ao cliente? Procurar capacitação técnica é muito importante, mas se você tem feito vários cursos de educação financeira, finanças para empreendedoras, precificação, vendas etc e etc, mas sempre volta a ter as mesmas atitudes, você precisa parar e entender a raiz do problema. Por que será que isso acontece? Você está reagindo e nem percebe, tem comportamentos inconscientes que te sabotam e não entende porque não consegue prosperar. De modo geral, o gap (em situações como essa) está na autoconfiança, empreendedoras com pouco ou nenhuma autoconfiança tendem a reagir às ações dos clientes por medo de perdê-los.

Se você não acredita no seu potencial e no potencial do seu negócio você corre um risco muito grande de ter resultados negativos ao longo da sua jornada empreendedora e isso mina, cada dia mais, a sua autoconfiança. Leia mais sobre a importância da autoconfiança no empreendedorismo neste artigo).

 

Entender e trabalhar comportamentos é importante para o sucesso do seu negócio simplesmente porquê, por trás desse negócio, há um ser humano: Você! Não adianta trabalhar o negócio e não trabalhar você.

Tenho duas notícias para você, uma boa e uma não tão boa assim:

Freud e Jung, grandes psicólogos do século 19, apontaram que nós, seres humanos, só nos percebemos em 10%, os outros 90% de nós, a gente não percebe. Essa é a má notícia: Trabalhar sozinha para entender e mudar os seus comportamentos é tarefa complicada, mas não é impossível, você vai precisar de tempo e muita dedicação.

A boa notícia é que você pode procurar ajuda para entender e melhorar os seus comportamentos, tornando-se assim, uma empreendedora mais consciente e mais assertiva.  Coaching e Cursos de Desenvolvimento Pessoal em geral, te ajudam nesse sentido (Saiba mais clicando aqui)

Não fomos educados/orientados para olhar para dentro, nossa cultura incentiva o olhar para fora. Se você ainda não havia pensado sobre isso, sugiro que reflita e faça suas anotações, o primeiro passo para a mudança é a consciência. A gente só dá conta de gerenciar aquilo que conhecemos.

Você já parou para pensar sobre isso? Como se auto avalia? Se permita 😉

A quantidade de valor que você vai conseguir produzir está diretamente relacionada a quantidade de valor que você tem dentro de si mesma, então se reinvente, aprenda, se desenvolva constantemente, porque é a unica forma de construir um futuro próspero para seu negócio. Saiba mais clicando aqui. 

Se esse artigo fez sentido para você, se você sente que precisa mudar velhos hábitos, restabelecer sua autoconfiança, se conhecer, recuperar seu poder pessoal, traçar um novo rumo na sua vida, promover sua prosperidade financeira e colocar sua vida e seu negócio de volta aos eixos, clica aqui e descubra como. 

Receba novidades direto no seu email!

Veja também

0 Comentários

Deixe uma resposta